Bruiser Sports
fevereiro 23, 2018

Qual a diferença entre equipamentos Youth e Adult?

Uma das perguntas mais feitas à Bruiser, durante estes 09 anos de existência da empresa, é a diferença entre equipamentos Youth (juvenil) e Adult (Adulto) e qual é o mais indicado para a prática do futebol americano hoje. Pensando nisso, a Bruiser fez este post para sanar as dúvidas sobre as especificidades de cada equipamento.

O EQUIPAMENTO YOUTH (JUVENIL) E SUAS INDICAÇÕES.

Quando você está procurando um equipamento de futebol americano, é comum você ver os termos “Youth” ou “Adult” nos anúncios, bem após o nome do equipamento.

Este termo, basicamente, define o tipo de faixa etária para o qual aquele equipamento anunciado é direcionado. Geralmente, os equipamentos com o primeiro termo, são indicados para atletas até os 17 anos de idade, ao contrário do segundo, indicado para atletas à partir dos 18 anos de idade.

Essa especificação se dá, basicamente, pelo nível de contato que o esporte tem naquela faixa etária e, consequentemente, a necessidade do equipamento proteger “mais ou menos”, de acordo com a sua idade.

No caso do equipamento Youth (ou Juvenil), eles são feitos com materiais mais flexíveis e menos abrasivos. Ou seja, a resistência dele, comparado com o equipamento adulto, é inferior! Os equipamentos, nesta faixa etária, são feitos desta forma, pois o contato que os atletas dessa idade mantém, no esporte, não exigem tanto do equipamento para a proteção e, por isso, são feitos com materiais mais leves e menos densos que os adultos.

Caso você ainda não tenha compreendido, é o seguinte: imagine uma criança de 10 anos de idade, jogando futebol americano! O nível de contato dessa criança, com outro atleta da mesma idade, não possui a mesma intensidade que um contato de um atleta de 20 anos com outro da mesma idade. Por isso, as fabricantes desenvolveram um equipamento mais leve, para que essa criança acostume-se à usar o equipamento, sem abrir mão da proteção que é necessária para o nível em que ela está!

Desta forma, todos os equipamentos com a inscrição “Youth”, são indicados para CRIANÇAS até os 17 anos de idade. Obviamente, há as exceções à regra, mas, em geral, se você tem mais de 17 anos e quer praticar o futebol americano, é extremamente desaconselhado você adquirir um equipamento Youth, pois ele não irá te proteger adequadamente.

Resultado de imagem para shoulder pad youth champro
O shoulder pad Champro Shockwave é um exemplo de equipamento Youth, projetado para atletas até os 17 anos de idade.

Dessa forma, se você pensa em comprar um equipamento Youth, é recomendado que você avalie bem se ele irá atender às suas expectativas e necessidade. Como? Simples, avalie se a sua equipe irá jogar alguma competição em alto nível ou com times com alta rodagem. Geralmente, esse tipo de jogo exige muito do físico dos atletas e, automaticamente, o nível de contato é elevado e bem mais pesado que um jogo com nível técnico mais baixo.

Resultado de imagem para shoulder pad youth champro
Outro modelo da Champro, dessa vez o Scorpion, projetado na categoria Juvenil (Youth).

Os equipamentos nessa categoria, costumam ser vendidos por um preço bem mais em conta que os equipamentos do modelo adulto. Mas isso se justifica, pelo fato dos materiais utilizados na fabricação deste equipamento, serem mais simples que os utilizados no modelo para os adultos.

Em geral, a compra de um equipamento Youth não é recomendada, já que, como o futebol americano no Brasil ainda está em desenvolvimento, é bem provável que você já seja selecionado para a categoria adulta da equipe, o que exigirá de você (e você deve ter isso em mente), equipamentos que garantam a sua segurança em campo.

O EQUIPAMENTO ADULTO E SUAS INDICAÇÕES

Diferente do Youth, o modelo “Adult” (ou Adulto), é indicado para atletas acima dos 17 anos de idade. Isto porque, o esporte, nessa faixa etária, já é desenvolvido e o contato existente é bem maior e mais duro. Assim, os equipamentos projetados para essa faixa etária, possuem materiais melhores e bem mais resistentes que os da categoria juvenil.

Para se ter uma ideia, uma placa que compõe o shoulder pad Adulto, pode ter o dobro da espessura da placa que compõe o shoulder juvenil (ou Youth). Ou seja, além do equipamento ser maior, ele é mais pesado e protege bem mais que o Youth.

Geralmente, a recomendação de compra de equipamentos adultos foca, principalmente, nos shoulder pads e nos capacetes, que sãos os dois equipamentos básicos de proteção do futebol americano. Aliás, o segundo, por proteger a parte mais sensível do corpo (cabeça), é dotado de diversas tecnologias em que um modelo Youth não suportaria.

O Shoulder pad da Bruiser é feito nas espeficifações dos modelos adultos, conferindo assim, mais segurança para todos os atletas.

Já o shoulder, a sua grande diferença está na forma como ele é feito. Um shoulder do modelo adulto, possui um peso maior que o juvenil, já que seu PAD (Polímero de Alta Densidade) é bem mais abrasivo e denso que o “Youth).

Dado ao nível técnico do esporte no Brasil, a recomendação é sempre a aquisição de equipamentos do modelo “Adulto”, pois o nível de proteção que este equipamento irá conferir, com certeza será o adequado para você.  Em geral, esse tipo de equipamento costuma ter um preço mais elevado, em relação ao equipamento indicado para jovens, pois o material empregado em sua fabricação é de melhor qualidade.

MAS, E AÍ? QUAL EU DEVO COMPRAR?

Se você dispõe de fundos para a compra dos equipamentos no modelo adulto, não tenha dúvida, está é a compra certa! Além de ter equipamentos com segurança, o tempo de vida destes equipamentos também é maior, em relação aos indicados para atletas jovens.

Porém, caso você não tenha fundos suficientes, priorize à compra do capacete e do shoulder adultos, pois, por se tratarem equipamentos primários de segurança, comprar um equipamento de uma categoria inferior poderá te trazer sérios prejuízos no futuro.

A Bruiser possui, em sua linha de produtos, o shoulder pad HEFESTO. Esse shoulder é fabricado dentro das especificações para ADULTOS, ou seja, possui uma segurança maior que os indicados para atletas “Youth”. Além disso, por ser um equipamento 100% nacional, sua manutenção e garantia são facilitadas, em relação aos equipamentos estrangeiros.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual equipamento comprar, envie um email para a Bruiser, que podemos indicar o mais adequado para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *