Bruiser Sports
novembro 23, 2016

Back Plate ou Rib Protector? Qual equipamento eu devo usar?

Desde os primórdios da prática do futebol americano, os equipamentos de proteção evoluíram muito, principalmente com a descoberta de novas tecnologias e materiais. O atleta que inicia a prática do futebol americano na modalidade fullpads (saiba quais equipamentos cada modalidade necessita AQUI), se vê em uma encruzilhada, buscando o meio termo entre a proteção da sua integridade física e a mobilidade para realizar as suas jogadas.

Para esclarecer a funcionalidade de cada equipamento e te instruir para adquirir a proteção que mais enquadra em sua realidade, a Bruiser Sports explica a utilidade de cada equipamento e realiza uma comparação entre os protetores de costa e costelas.

Back Plate

O Back Plate, ou protetor de costas, é um equipamento de proteção composto pelo mesmo material do Shoulder Pad, fixado em sua parte traseira, servindo como um extensor, resguardando a região lombar do atleta. Este equipamento é comumente utilizado por corredores (Running Backs) e jogadores fora da caixa (Tackle Box), como recebedores, cornerbacks e safeties.

O Recebedor do Minas Locomotiva e atleta Bruiser, Victor Vilaça, utilizando um Back Plate. Foto: Leonardo Silveira
O Recebedor do Minas Locomotiva e atleta Bruiser, Victor Vilaça, utilizando um Back Plate. Foto: Leonardo Silveira

Rib Protector

Já o Rib Protector, ou protetor de costelas, possui também as mesmas propriedades técnicas de um Shoulder Pad e serve como um extensor desse equipamento. A grande diferença é que além do Rib Protector resguardar a região lombar do atleta, ele também protege as laterias, onde as costelas ficam expostas. O mais habitual é encontrar Quarterbacks utilizando este equipamento, simplesmente pelo fato de seus principais impactos ocorrerem nesta região e nem sempre eles estão atentos ou esperando este contato. Alguns Running Backs também utilizam, porém, é menos comum.

O Quarterback Johnny Manziel da universidade Texas A&M utilizando um Rib Protector por baixo do uniforme.
O Quarterback Johnny Manziel da universidade Texas A&M utilizando um Rib Protector por baixo do uniforme.

Back Plate, Rib Protector ou nenhum deles?

Esta, na realidade, é uma questão muito pessoal de cada atleta. Não podemos decidir por um jogador o que ele deve utilizar pois vários fatores podem influenciar nesta escolha:

  • Proteção: Se o atleta definir que necessita de uma proteção maior, ele pode escolher algum deles.
  • Mobilidade: Se optar por algum equipamento de proteção extra, identifique se ele pode limitar a sua mobilidade para executar o seu papel dentro de campo. A quantidade de proteção é inversamente proporcional a mobilidade, ou seja, quanto mais proteção, mais travado ficará.
  • Exposição: Você se expõe muito dentro de campo? Sente-se exposto quando realiza a seu papel? Precisa pular e se esticar para pegar ou disputar bolas longas? Se você joga dentro da caixa, pode não ser primordial.
  • Carga de Equipamento: Pode parecer pouca coisa acoplar mais algumas (muitas) gramas de peso para ter mais proteção, mas lembre-se, um jogo de futebol americano pode durar mais de quatro horas e essa carga adicional pode influenciar no seu desempenho atlético.

Outras posições estão proibidas de usar este equipamento? Não! Como falamos anteriormente, a utilização de equipamento de proteção extra se dá muito a individualidade de cada atleta. Nada te impede de utilizar um protetor de costas ou costelas estando na linha ofensiva, por exemplo.

Após realizar essas considerações, você saberá se deve investir na aquisição de um protetor de costas, um protetor de costelas ou de nenhum deles. Após a leitura deste post você identificou que necessita de uma proteção extra? A Bruiser Sports fabrica os dois equipamentos! Compre o seu Back Plate AQUI e o seu Rib Protector AQUI. Ainda está em dúvida? Ligue para nós, será um prazer auxiliá-lo: (31) 3024-9514.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OFERTA ESPECIAL

Ganhe R$80,00 de desconto na compra do shoulder HEFESTO.

Para ganhar o desconto, insira o shoulder no seu carrinho de compras e escolha, na tela de checkout, o meio de pagamento "Depósito Bancário". O site aplicará o desconto automaticamente.